Adaptado por Zootecnista Henrique Costa Filho, MSc
Consultor Técnico Sustennutri
Fonte: Esteio Gestão Agropecuária
Com a aproximação do período chuvoso, começamos a preparar a próxima estação de monta. Mas por que fazer e o que mensurar?
A estação de monta é um período específico durante o ano em que os criadores de gado planejam e realizam os acasalamentos controlados entre os animais de seu rebanho, colocando as fêmeas aptas à reprodução expostas à touros ou à inseminação artificial (IA), com o intuito de concentrar os partos e posteriormente os manejos (desmames, vacinações, vermifugações etc.). Durante esse período, os animais são selecionados com cuidado para o acasalamento, visando melhorar as características genéticas desejáveis, como produtividade, resistência a doenças e qualidade da carne.
Essa prática é comumente utilizada na pecuária para otimizar a reprodução do rebanho, garantindo que os nascimentos ocorram em momentos estratégicos do ano. O melhor período para a estação de monta é entre os meses de novembro e janeiro, na maior parte do Brasil Central (mas pode variar em outras regiões, para adequação aos períodos de chuvas), pois essa é a fase mais produtiva devido às águas, pasto abundante, gado bem nutrido e saudável, fator que contribui para uma alta fertilidade do rebanho.
Tudo isso com um único objetivo, maximizar a eficiência reprodutiva do rebanho, garantindo assim a sustentabilidade e o sucesso da atividade pecuária.
Agora que já sabemos o que é a estação de monta, vamos as vantagens desse manejo:
Controle Reprodutivo
Permite um controle mais eficiente sobre o momento e o número de nascimentos, facilitando o manejo do rebanho.
Melhoria Genética
Possibilita a seleção criteriosa dos animais para acasalamento, visando melhorar características desejáveis do rebanho.
Concentração de Trabalho
Facilita a concentração das atividades de manejo, como inseminação artificial e acompanhamento do parto, em um período específico, o que pode reduzir custos e otimizar recursos humanos e materiais.
E agora, quais indicadores podemos utilizar para avaliar os resultados da estação de monta?
Peso do bezerro desmamado por vaca exposta:
Este indicador avalia a eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho. Fazendas boas superam os 150 kg de bezerro por vaca exposta, com alvo em pesos superiores a 168 kg. Peso dos bezerros (kg) = (Peso médio dos bezerros desmamados (kg) x Total de bezerros desmamados) Total de matrizes que entraram na estação de monta.
Esses indicadores podem ser feitos para o rebanho em geral, mas, se conseguir separar em nulíparas, primíparas e multíparas, pode ser ainda mais interessante para observar em que categorias precisamos e podemos melhorar em busca de resultados ainda mais significantes.