Sustennutri

06 de Oct

Outubro é de fato o melhor mês para vender boi gordo?

Por Ivan Formigoni em 6 de outubro de 2020
www.farmnews.com.br
Adaptado por Zootecnista Henrique Costa Filho

O Farmnews apresenta dados que mostram se outubro é, de fato, o melhor mês para vender boi gordo.

Afinal de contas quanto, em média, o preço de outubro supera o valor médio anual de cada ano e, em que meses do ano o boi gordo alcançou o pico de preços entre 2011 e 2019?

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço médio do boi gordo em outubro, a média geral de preços e o valor mínimo e máximo observado em cada ano, em valor nominal, segundo indicador Cepea, de 2011 a 2019, em reais por arroba.

Os dados da Tabela acima revelam que, embora o preço do boi gordo em outubro seja tradicionalmente maior que o valor médio praticado no ano, em nenhuma vez entre 2011 e 2019 o pico de preços aconteceu em outubro.

Vale destacar também que ao longo dos 10 anos avaliados, em apenas em 2 oportunidades o valor observado em outubro foi menor que o valor médio do ano. Isso aconteceu apenas em 2011 e 2016.

E de acordo com os dados acima (Tabela), o melhor mês para vender boi gordo foi dezembro, uma vez que foi o mês com maior número de vezes em que alcançou a máxima no ano (4 vezes, em 2013, 2017, 2018 e 2019).

A Figura abaixo ilustra os dados do preço médio do boi gordo em cada mês do ano, entre 2011 e 2019, em valor nominal, segundo indicador Cepea, em Reais por arroba.


Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Pois é, e os dados revelam que o melhor mês para vender boi gordo, pelo menos ao longo dos últimos 10 anos, foi dezembro.

A maior média mensal do preço do boi gordo em 10 anos foi, nessa ordem, para o mês de dezembro, novembro e outubro (Figura).

Como informação, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 é uma média diária ponderada de preços por arroba à vista de boi gordo no estado de São Paulo, elaborado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a B3. O Indicador é divulgado em todos os dias úteis, de forma ininterrupta, desde março de 1994. A média dos Indicadores dos últimos cinco dias úteis de um determinado mês é utilizada pela B3 para liquidar os contratos futuros de boi gordo lá negociados. A metodologia completa do Indicador está disponível nos sites do Cepea e da B3. Os animais considerados nesse indicador são os bovinos machos, com 16 (dezesseis) arrobas líquidas ou mais de carcaça e idade máxima de 42 (quarenta e dois) meses, advindos do Estado de São Paulo, de acordo com as especificações do contrato futuro de boi gordo da B3.

Então vale ressaltar que, se esse indicador não está 100% de acordo com o mercado de Rondônia, os desvios não devem ser muito grandes e devem seguir essa mesma tendência.

Outubro é de fato o melhor mês para vender boi gordo?

Sustennutri

notícias relacionadas